A LITERATURA INFANTIL: DESCONTRUINDO O PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo Ivy Enber University
  • Keity Bordignon Rocha Dutra IVW ENBER UNIVERSITY
  • Sawana Araújo Lopes

Palavras-chave:

Palavras-chave: Literatura, Preconceito Racial, Identidade.

Resumo

RESUMO

 

Observa-se que o preconceito racial é uma triste realidade vivenciada inclusive nos espaços escolares. Admitir sua existência e pensar em como desconstruí-lo é obrigação de todo cidadão. Assim, compreendendo o ato da leitura como ação pedagógica e metodológica capaz de transformar a sociedade, é que se propõe utilizar a literatura como proposta para explorar a temática das relações étnico-raciais. Assim, o principal objetivo deste artigo é: Avaliar as orientações da Lei nº 10.639/2003 no campo educacional, bem como demonstrar como a literatura infantil pode ser importante ferramenta pedagógica para ajudar a desconstruir o preconceito racial. Metodologicamente, a pesquisa assume caráter qualitativo e caracteriza-se por bibliográfica com análise documental da Lei nº 10.639/2003. A análise da Lei vem problematizar a discussão sobre a existência de legislação vigente que oriente o trabalho pedagógico realizado pelos educadores e a proposta de utilizar a leitura e a literatura como ações para desconstruir o preconceito racial. Nessa perpesctiva, a escola assume de fato seu papel democrático, com um currículo que contemple a diversidade, no qual a escola se apresente como espaço inclusivo. Este é o desejo das pessoas que realmente estão comprometidas com a educação e que esperam que através do trabalho consciente na temática das relações étnico-raciais haja uma sociedade mais justa e igualitária de direitos, onde o respeito mútuo e a diversidade sejam uma prática constante na vida do ser humano.

 

Palavras-chave: Literatura, Preconceito Racial, Identidade.

 

Biografia do Autor

Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, Ivy Enber University

Sou Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, 41 anos, sou professora há 27 anos na rede pública de ensino de Criciúma/SC. Atualmente atuo como Gestora Escolar na EMEB Hercílio Amante situada no bairro, Vila Floresta, Criciúma/SC. Graduada em Letras/Português/Espanhol e Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC (2004), Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/UNIASSELVI (2013), Pós-graduada em Literatura Brasileira e Construção de texto pela Universidade Padre João Bagozzi BAGOZZI (2006), Pós-graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2014) e Pós-Graduada em Gestão Escolar pelo Instituto Federal de Santa Catarina IFSC (2022).

Keity Bordignon Rocha Dutra, IVW ENBER UNIVERSITY

Sou Keity Bordignon Rocha Dutra, 41 anos, sou professora há 20 anos na rede pública de ensino de Criciúma/SC. Atualmente atuo como Auxiliar de Direção na EMEB Hercílio Amante situada no bairro, Vila Floresta, Criciúma/SC. Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC , Graduada em Gestão Ambiental, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/UNIASSELVI , Graduada em pedagogia pela UNinter , Pós-graduada em educação Inclusiva , e Pós graduada  em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2014) .

Publicado

29.12.2022

Como Citar

de Carvalho Fernandes Colombo, A. P., BORDIGNON ROCHA DUTRA, K. ., & Araújo Lopes, S. (2022). A LITERATURA INFANTIL: DESCONTRUINDO O PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR. IVY ENBER SCIENTIFIC JOURNAL, 2(2), 31–64. Recuperado de https://enber.edu.eu/revista/index.php/ies/article/view/50

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)