ATENÇÃO! CHAMADAS PARA PUBLICAÇÕES EM 2023!

03.01.2023

Dossiê 2023.1: O Bicentenário da Independência e da Educação no Brasil: influências nas políticas educacionais, impasses, retrocessos e avanços.

No presente ano estamos comemorando o bicentenário da independência do Brasil. Compreendemos que em nosso percurso histórico tivemos avanços e retrocessos os quais influenciaram no desenvolvimento e elaboração das políticas educacionais. A fim de observar as nuances, embates, discussão e as transformações educacionais que foram realizadas pela sociedade civil nesse ínterim surge o interesse de publicizar esse dossiê, cuja finalidade é a socialização e diálogo com os pesquisadores e estudiosos. Em assim sendo, o dossiê intitula-se: O Bicentenário da Independência e da Educação no Brasil: influências nas políticas educacionais, impasses, retrocessos e avanços. Diante do exposto, o dossiê congrega trabalhos acadêmicos que tenham com palco de debate as seguintes temáticas: percurso de constituição do Estado e a suas conexões com a Educação e as políticas educacionais; transformações ocorridas nas políticas de formação de professores; práticas pedagógicas docentes; políticas educacionais voltadas para a diversidade, dentre outros.  

Palavras-Chave: Bicentenário da Independência. Estado. Educação. Políticas Educacionais.

Coordenadoras: Profa. Dra. Sawana Araújo Lopes de Souza (ENBER/UFPB); Profa. Dra. Miriam Espíndula dos Santos Freire (PEE/PB); Prof. Dra. Lays Regina Batista de Macena Martins dos Santos (UERN).

 

Prazo de submissão: 30 de abril de 2023.

 

Dossiê 2023.2: Literatura e Sagrado

Em nosso dossiê, objetivamos reunir trabalhos em que as sacralidades sejam expressas poeticamente, a partir de seus múltiplos sentidos e suas formas mimetizadas na arte literária. Como explica Mircea Eliade (1972), o mito e o sacro são indissociáveis, logo, desde a origem da poiésis, vemos o transcendente materializado no lógos poético. Assim, aceitaremos produções interpretativas do mito e da literatura, que estejam relacionados ao sacro, como uma manifestação de seu caráter epifânico.

Palavras-chave: Literatura. Mito. Sagrado.

Coordenadoras: Profa. Dra. Michelle Bianca Santos Dantas (UFPB); Profa. Dra. Kelly Thaysy Lopes Nascimento (ENBER).

 

Prazo de submissão: 30 de outubro de 2023.