Do you know how to prepare for life after college?

Depois da graduação muitos egressos não sabem o que fazer da vida ou quais caminhos escolher. De fato, essas preocupações são comuns e fazem parte do dia a dia da maioria dos recém formados. A busca pelo sucesso profissional e conquistas pessoais, após a faculdade, estão diretamente relacionadas à incertezas sobre a trajetória a ser seguida. Aí bate aquela dúvida: o que fazer e como se preparar para a vida depois do curso?

Bem, um dos primeiros passos é questionar se é mais vantajoso continuar os estudos, tentar o primeiro emprego ou investir no desenvolvimento pessoal.

Ou seja, é preciso refletir sobre os seus desejos pessoais e profissionais. Perceber o que faz mais sentido para esse momento da sua vida. Além disso, é muito importante entender onde você quer chegar. Estipular algumas metas e objetivos também é uma ação necessária. Afinal, serão esses objetivos e metas que irão ajudar a nortear as suas escolhas.

De acordo com alguns especialistas, existe um tempo médio de três a cinco anos para o profissional que terminou a graduação conseguir ingressar no mercado de trabalho com salários valorizados e altos. Por isso, muitos preferem continuar os estudos fazendo uma especialização de média duração ou também adquirindo experiências e repertórios diversos que contribuem no desenvolvimento pessoal, como por exemplo o intercâmbio.

Seja lá qual for a sua decisão, lembre-se que as pessoas são diferentes e cada um vive o seu momento. Ou seja, não baseie os seus desejos nos desejos dos outros. O importante é conhecer todas as possibilidades e avaliar cada uma delas segundo o que você deseja.

Como Se Preparar Para A Vida

Tudo no seu tempo, ok? Você não precisa escolher nada às pressas. Porém, quanto antes você conhecer as suas alternativas melhor, assim você poderá ponderar mais sobre as suas escolhas.

O último ano da faculdade pode ser bem estressante por conta das preocupações com o TCC, formatura, horas complementares e futuro. No entanto, após esse momento de caos, você precisa mudar a sua rotina. Começar a avaliar as possíveis decisões que precisam ser feitas. Enfrentar a nova realidade de “vida de adulto”.

A faculdade terminou, agora é hora de tomar as rédeas da sua rotina, buscar estabilizar-se e traçar um caminho profissional.

1. Organize Seus Afazeres

O planejamento é a base para o sucesso. Mas, não estamos falando de planejamento de carreira e sim o planejamento e organização de outras coisas, como a rotina. Então, uma dica é criar uma lista de atividades diárias e obrigações da casa, por exemplo. Manter tudo em ordem ajuda a desenvolver seu senso de praticidade.

Deste modo, estipule também os horários para cada ação, como: fazer exercícios, ler, fazer pesquisas, visitar amigos e mais. Assim, você aproveita ao máximo o tempo livre e mantém o foco no que realmente importa.

Organizar os seus afazeres é uma forma de deixar sua vida alinhada para saber o que fazer após a faculdade. Ah! E lembre-se de manter os seus horários ajustados.

2. Cuide Das Suas Economias

Independente do que for fazer após a faculdade, estar com a saúde financeira equilibrada é essencial. Ou seja, é um cuidado importante que você deve ter no que diz respeito ao controle do seu dinheiro.

Dessa forma, é válido pensar em poupar dinheiro para possíveis emergências e decisões.

3. Mente Saudável E Sem Auto Cobrança

Para viver em paz é preciso equilibrar as emoções e cuidar da saúde mental. Fazer tudo sem pensar, se sobrecarregar de responsabilidades e auto cobrança acabam sufocando nossa mente e nos deixando ansiosos.

Além disso, ficar remoendo o passado e pensar muito no futuro costuma atrapalhar o andamento das coisas. Então, o melhor é resolver um ponto de cada vez.

Não esqueça de manter o seu lado emocional saudável e tente não cobrar-se além do necessário.

4. Respire Entusiasmo

Sentir-se motivado todos dias é um combustível para irmos atrás dos nossos sonhos. Por isso, busque sempre manter a motivação. Procure fontes de inspirações como filmes, músicas, pessoa e família.

Essa fase pós faculdade é um respiro para cada um de nós. É um momento de reflexão e escolhas. De fato, é normal ter dificuldades e, também, passar por momentos de adaptação.

Porém, acredite que vai dar certo, invista em si mesmo e aprenda algo novo sempre.

Opções Do Que Fazer Após A Faculdade

1. Iniciar Uma Pós-Graduação

Começar uma especialização depois de se formar na graduação é uma escolha feita por muitos alunos. Na maior parte das vezes são pessoas que planejaram toda uma carreira.

Entretanto, começar uma pós-graduação sem ter trabalhado na área pode ser uma escolha errada. Isso porque você ainda não sabe que área na prática tem mais a ver com seu perfil.

De qualquer forma, isso também não impede de fazer algum curso. Afinal de contas, todo conhecimento é bem vindo. E quanto mais você se diferenciar da concorrência, melhor.

2. Realizar Um Trabalho Voluntário

Participar de um trabalho voluntário é uma rica experiência, que irá desenvolver o seu lado social e humanitário.

Quando trabalhamos como voluntários aprendemos a ser mais empáticos, desenvolvemos a boa vontade, disposição para trabalhar em equipe e até aprendermos a ter criatividade para achar soluções diferentes.

Em suma, o trabalho voluntário pode abrir a sua mente e agregar valor às suas experiências. Experiências que serão, mais para frente, aplicadas no seu trabalho e na sua vida.

3. Aceitar O Primeiro Emprego

A grande maioria das pessoas preferem arriscar no primeiro emprego assim que saem da faculdade. São pessoas que querem colocar, o mais rápido possível, todos os conhecimentos em prática.

Essa também é uma opção do que fazer após a faculdade. Contudo, de acordo com especialistas, ingressar no trabalho diminui as chances de parar por um tempo e realizar outras atividades como, cursos, intercâmbios e outras experiências.

Sinceramente, não existe uma fórmula exata e muito menos um jeito mais prático de galgar experiência. O mercado de trabalho está sempre ativo e precisando de mão de obra. Portanto, cabe ao profissional ser dedicado, competente e cumprir alguns requisitos básicos para buscar uma melhor performance. Seja logo após a faculdade ou depois de viver outras coisas.

4. Fazer Intercâmbio

Já passou pela sua cabeça fazer um intercâmbio? Então, pode ser que esse seja o momento. Aproveite a pós faculdade para morar fora e aprender um novo idioma. Com certeza, será uma experiência única que agregará no seu repertório cultural e também também no seu currículo.

O intercâmbio traz amadurecimento e amplia horizontes que agregam valor a sua vida profissional. Pense nisso como uma possibilidade também. Fazer intercâmbio também é uma forma de se preparar para a vida.

To the next!

click on the button to the side and

click the button below

and clear your doubts

We have a team ready to help you on this journey, count on us!

call on whatsapp

click the button below!

Copyright © 2021 Ivy Enber Christian University | All Rights Reserved | Developed by Splendor Communication

en_USEnglish