Como fazer trabalhos em grupo, mesmo em época de isolamento social

Geralmente os trabalhos em grupo funcionam quando a equipe se encontra para debater as atividades e afazeres. No entanto, como adaptar esse formato em época de isolamento social?

Trabalhos em grupo são fundamentais no nosso dia a dia, afinal, somos seres sociáveis e muitas das nossas atividades estão diretamente relacionadas com outras pessoas. Ou seja, os trabalhos em grupo feitos na escola, no trabalho, na família ou comunidade, têm um papel importante em nosso desenvolvimento pessoal.

Na escola, trabalhar como um time faz parte da vida de todo estudante. E, independentemente de como o grupo seja formado, há sempre maneiras de aproveitar ao máximo para evoluir e aprender mais com os colegas. Afinal, essa é uma boa oportunidade para desenvolver a capacidade de lidar com diversas opiniões, como também a habilidade de relacionar-se com outras pessoas, aprendendo a criar soluções criativas para os problemas.

Ah! Outro ponto importante é que através desses trabalhos podemos desenvolver a capacidade de empatia e também as habilidades de socialização. Sendo assim, o estudante não está sendo preparado apenas para apresentar um material para um professor e classe, esse formato permite preparar o indivíduo para a vida como um todo — principalmente, para a área profissional, por exemplo.

No entanto, como trabalhar junto com os colegas em um projeto específico em plena pandemia? Assim como tivermos que nos adaptarmos com as aulas, também foi necessário adaptar outros formatos de estudos. E o trabalho em grupo não ficou de fora. Veja, a seguir, como fazer isso dar certo!Como fazer trabalhos em grupo, mesmo em época de isolamento social.

Trabalhos em grupo: dicas para otimizar a performance

Em isolamento social ou não, há certas atitudes e ações eficazes no que diz respeito ao aumento de produtividade e otimização da performance do grupo. Presencialmente ou à distância, seguir esses passos facilitarão o desempenho do grupo e a finalização das tarefas.

Defina o tamanho do grupo

Se esse tópico não for definido pelo professor, cabe aos alunos tomarem essa decisão. Um grupo grande pode não funcionar muito bem se não houver uma boa liderança. No entanto, um grupo pequeno demais pode ficar sobrecarregado se a atividade demanda muito tempo. De qualquer forma, o tamanho do grupo ou quais serão as funções envolvidas no projeto nunca deve ser uma decisão arbitrária. Pelo contrário, essa é uma das partes mais importantes do planejamento estratégico de um trabalho em grupo.

Responsabilidade de cada integrante

Ninguém gosta de fazer aquilo que não sabe fazer. Então, quando trata-se de diferentes funções dentro de um time, invista dividir as tarefas por competência. Cada um fica responsável por aquilo que faz bem e se ninguém desempenha determinada tarefa esse é o momento de aprenderem juntos. Essa também a hora de escolher um líder ou membros da liderança.

Criem metas desafiadoras

As metas e objetivos são decisões importantes em um grupo. Ou seja, sem elas é impossível medir o desempenho ou alcançar aquilo que querem no projeto. Dessa forma, elas ajudam a motivar os indivíduos do grupo e impulsionar as tarefas na melhor direção.

Comunicação eficiente

Nada funciona sem uma boa comunicação entre as pessoas e nos trabalhos em grupo não é diferente. Portanto, deve estar claro para todos os integrantes do grupo quais são suas responsabilidades, o que esperar e o que eles precisam dos outros.

Limites e prazos

A liderança da equipe deve estar atenta ao cronograma e prazos de entrega das partes estipuladas. Após a distribuição das tarefas é comum que alguns integrantes ultrapassem os limites estabelecidos e percam prazos. Por isso, é importante cobrar as partes envolvidas e organizar a entrega do projeto.

Disponibilidade

A eficiência do trabalho em grupo depende diretamente da comunicação aberta, harmonia entre os integrantes e clareza da comunicação, como já estabelecemos. Uma das responsabilidades mais importantes do líder é, portanto, fazer-se disponível para solucionar eventuais dúvidas e problemas.

Trabalhando em grupo durante a pandemia

No período de isolamento social, nada melhor que a internet para poder aproximar as pessoas e realizar as tarefas. Use a tecnologia a favor do grupo. Assim, por meio de aplicativos, é possível melhorar o rendimento e ter controle de tudo o que está sendo feito. Está na dúvida sobre que ferramentas usar? Veja essa lista!

Dropbox

Essa ferramenta veio para facilitar a vida dos estudantes. O Dropbox armazena na nuvem qualquer tipo de arquivo e permite o compartilhamento. Deste modo, com uma conta do grupo, por exemplo, os integrantes podem armazenar pesquisas, imagens e material coletado e dá para acessar de qualquer aparelho ligado à internet.

Google Agenda

O Google possui uma série de ferramentas extraordinárias e a Google Agenda é uma delas. Nada melhor do que se organizar com precisão. Assim, criar um calendário específico para o grupo é fácil e rápido além disso, todas as datas ficam disponíveis a todos, bem como cada evento criado, onde todos os membros recebem convites.

Grupo do Facebook e WhatsApp

Quer agilidade na comunicação? Então aposte nos grupos do Facebook e WhatsApp. Por meio dos grupos nessas redes sociais, vocês podem postar atualizações, enviar imagens, vídeos, postar atualizações, recados e criar um canal de comunicação instantânea. Rápido e prático para resolver tudo a distância.


Quer aumentar as chances de realizarem um bom trabalho em grupo? Invista na organização desde o começo. Deste modo, ter problemas pelo caminho podem diminuir consideravelmente.

Planejamento, organização e, principalmente, alinhamento de objetivos são pontos essenciais para ter um trabalho em grupo bem-sucedido. Ainda mais agora em isolamento social. Esse é o formato adotado neste período e a adaptação faz parte. Além disso, mesmo quem não gosta de tarefas feitas coletivamente pode aproveitar a oportunidade para desenvolver habilidades essenciais e valorizadas no mercado de trabalho, como liderança, espírito de equipe e capacidade para trabalhar com outras pessoas. Bons estudos!

Até a próxima!

pt_BRPortuguese